Vereador solicita do município a compra de capacetes de respiração assistida ELMO para tratamento de pacientes que contraíram a covid-19

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp

O vereador Edson Carlos protocolou na última sexta-feira, 19, ofício na Secretaria de Saúde que solicita que a prefeitura adquira os capacetes de respiração assistida desenvolvidos pela ELMO como ferramenta de tratamento aos pacientes que contraíram a Covid-19.

De acordo com o vereador Edson Carlos, o Elmo é um capacete de respiração assistida para tratar pacientes com quadro leve ou moderado de Covid-19. Desenvolvido no Ceará, o dispositivo melhora a capacidade respiratória, reduz em 60% a necessidade de internação em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), não-invasivo, de menor custo e mais seguro para os profissionais de saúde.

O parlamentar argumentou ainda que “a pandemia de COVID-19 nos trouxe muitos desafios, mas oportunizou também a junção de forças e união entre ciência, tecnologia e inovação. Através de uma parceria público-privada, o dispositivo foi criado, modificado e obteve melhoria funcional no seu uso e fabricação, se adequando às novas tecnologias do mercado, visando uma maior eficiência e que constitui em uma inovação que melhora substancialmente o uso do Capacete Hiperbárico”. disse.

O capacete Elmo oferece uma pressão positiva contínua nas vias aéreas ao mesmo tempo em que oferta uma quantidade de oxigênio em níveis elevados. Dessa forma, além de melhorar o quadro respiratório do paciente, o mecanismo permite ser utilizado fora de leitos de UTI, ser também desinfectado e reutilizado.


O projeto é uma iniciativa conjunta entre a Universidade de Fortaleza (Unifor), Universidade Federal do Ceará (UFC), Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/Ceará), e Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP) e da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap).

O Kit Elmo tem um custo aproximado de Hum Mil e Setecentos reais (R$1,700), e a aquisição já ajudaria muito os pacientes como também os profissionais de saúde, por se tratar de um equipamento mais seguro e que não produz aerossóis. A aquisição deste equipamento pode fazer a total diferença ao tratamento a covid-19.