MCJ 2021 Virtual: Prefeitura de Mossoró garante incentivo financeiro para quadrilhas juninas

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp

As quadrilhas juninas de Mossoró também serão valorizadas no Mossoró Cidade Junina 2021 Virtual. A Prefeitura de Mossoró, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), publicou no Jornal Oficial de Mossoró (JOM), nesta sexta-feira (28), um edital de credenciamento de quadrilhas juninas para compor a programação artístico-cultural do evento. Os grupos locais terão representação no Polo de Cultura Popular e receberão incentivos financeiros.

A apresentação das quadrilhas selecionadas ocorrerá por meio de exibição presencial de dança, estando limitada a quatro componentes, ou seja, dois pares, devido às medidas sanitárias de combate à pandemia da Covid-19. O credenciamento possibilita, mas não obriga a contratação de todos os interessados que preencham as condições do Edital.

“Nós elaboramos o Chamamento via edital, especialmente vinculado também a questão do Cidade Junina Virtual, cujo objetivo é ter a participação das quadrilhas juninas do município de Mossoró. Ter uma representação dos festejos juninos dentro do Polo de Cultura Popular vinculando-se a característica de que todos os festejos juninos surgem a partir das quadrilhas, da animação das quadrilheiros. Contemplar a participação das quadrilhas juninas tanto com participação dos Regionais, que são as bandas que acompanham as quadrilhas com toda execução musical, e com a representação das quadrilhas, mas não podemos reunir um número significativo de brincantes e fechamos para dois casais para ter a representação das quadrilhas”, explicou o secretário de Cultura Etevaldo Almeida.

O credenciamento ficará aberto até o dia 2 de junho de 2021 por está condicionado à realização do Mossoró Cidade Junina 2021 Virtual. O período de inscrição será do dia 31 de maio a 2 de junho de 2021, dias úteis, das 7h30 às 13h, exceto em feriados e pontos facultativos, devendo ser entregues o envelope na Secretaria Municipal de Cultura (prédio da Biblioteca Municipal), na Praça da Redenção Dorian Jorge Freire, 17 – Centro. A documentação exigida e todos os critérios podem ser consultados na íntegra no edital.

A seleção das propostas será realizada em duas etapas: Habilitação e Publicação do Resultado. Na Habilitação será feita a análise para conferência dos documentos e será realizada pela Comissão já previamente constituída. Os habilitados na terão seus nomes publicados no Jornal Oficial de Mossoró.

A Prefeitura de Mossoró pagará cachê aos contratados no valor de R$ 2.000,00, sendo que o pagamento será efetuado a um responsável financeiro de cada quadrilha junina pela participação no MCJ 2021 Virtual e os recursos são incentivos para continuidade das manifestações culturais dos grupos juninos. O valor foi definido a partir de consulta aos quadrilheiros, considerando as atuais circunstâncias financeiras e sanitárias, bem como pelo formato selecionado da exibição das quadrilhas e festivais de quadrilha passados. Desses valores serão deduzidos os impostos legalmente previstos.

“O objetivo também é trabalhar o cachê para que os quadrilheiros também sejam contemplados com recursos do Mossoró Cidade Junina. Para que possam estar pautando no âmbito da consolidação das quadrilhas juninas recursos para se pensar no que eles trabalham a partir da necessidade deles enquanto quadrilheiros”, destacou.