Diretor do Hemocentro de Mossoró, Damásio Leite faz apelo para doação de sangue

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp

O estoque de sangue do Hemocentro de Mossoró atingiu nível baixo. A informação é do diretor do Hemocentro, Damásio Leite. Segundo ele, nos últimos dias, houve aumento no pedido de bolsas de sangue para pacientes com covid-19, o que fez baixar o estoque.

Em contato com o portal, nesta quarta-feira,17, Damásio explicou que pessoas que contraíram covid-19 podem realizar doação de sangue, depois de 30 dias totalmente assintomático e sem nenhuma sequela da doença. Ele explicou que antes da doação, será feita a triagem para saber se essa pessoa realmente pode doar sangue.

Damásio Leite fez um apelo para que as pessoas doem sangue: “Convido você doador a se solidarizar com a nossa causa, em prol da vida. Sejamos cada vez mais solidários!”, pediu.

Para doar o cidadão precisa estar em boas condições de saúde, apresentar documento de identificação original com foto, estar bem alimentado, ter entre 16 e 69 anos (maiores de 16 anos e menores de 18 anos devem estar acompanhados de um responsável, pesar mais de 50kg, não estar fazendo uso de medicamentos que possam afetar a saúde, não ter contraído hepatite após os 11 anos de idade, não ter feito procedimento cirúrgico recentemente, tatuagem, piercing e micropigmentação, impossibilitam a doação por 12 meses, não estar gripado ou ser portador de doenças contagiosas, não estar exposto a situação de risco, como ter praticado ato sexual sem uso do preservativo ou ser usuário de drogas, endoscopia impossibilita a doação por 06 meses