Câmara realiza I Seminário Vidas Negras

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp

“Por uma sociedade antirracista” foi o tema do I Seminário Vidas Negras realizado pela Câmara Municipal de Mossoró, na manhã desta quinta-feira, 18. A iniciativa faz parte de uma resolução proposta pela vereadora Marleide Cunha (PT), que estabeleceu a realização anual do seminário, sempre no mês de novembro, próximo ao Dia da Consciência Negra, celebrado no dia 21 de novembro.

A necessidade de políticas públicas voltadas à valorização da história, religião e cultura negras foi ressaltada durante o Seminário. Representando o município de Mossoró, o secretário de cultura Etevaldo destacou que a pasta sempre está preocupada em buscar a inclusão. “Nós, enquanto instituições públicas e sociedade, precisamos articular juntos para que todas as pessoas tenham os mesmos direitos e temos esse compromisso enquanto secretário de cultura”, garantiu.

Além de abordar o tema através de debate com a participação de vereadores, representantes da sociedade civil organizada, professores universitários e movimentos sociais, o Seminário homenageou Ivonete Soares, Ady Canário e Lenilda Souza, três mulheres ligadas ao combate ao racismo.

A vereadora Marleide Cunha comemorou o sucesso da primeira edição do Seminário. “A luta antirracista é necessária em uma sociedade que insiste em excluir pessoas pelo tom de suas peles. Iniciativas como essa valorizam a história de luta das pessoas negras. Fico feliz em ver a presença dos vereadores, de representantes da sociedade e dos movimentos sociais”, finalizou.